/
/
Formação permanente de animadores e animadoras de setor da Prelazia de Tefé

Notícias

Formação permanente de animadores e animadoras de setor da Prelazia de Tefé

Os dias de encontro foram de reflexões, memoria da VI Assembleia de CEB’s, estudo sobre a celebração da Palavra, querigma e festejos, espiritualidade regado de muita animação e troca de experiências.

Entre os dias 29 a 31 de agosto, a Prelazia de Tefé realizou o Encontro Permanente dos Animadores de Setor, reunindo 33 representantes das comunidades ribeirinhas das paróquias e áreas missionárias no Centro Irmão Falco. O momento formativo teve como tema: Avance para as águas mais profundas” e lema: Evangelizar nas águas mais, e contou com a assessoria das animadoras de setor Ramilda Lima e Dona Lurdes, Pe. Mellon, coordenador de Pastoral e o vigário da Prelazia e do Pe. José Joaquim, vigário da paróquia Santa Teresa.

Os animadores de setor desempenham um papel fundamental na sustentação da fé nas comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombola que pertencem a Prelazia. São homens e mulheres que, “com a Bíblia em uma mão e a lamparina na outra, seguem pelos rios e caminhos do interior para anunciar o Evangelho onde muitas vezes a presença do sacerdote é limitada”.

Durante os dias de formação, os participantes refletiram sobre sua missão evangelizadora e o valor das celebrações da Palavra como ponto de encontro e alimento espiritual para o povo das comunidades, como a doação de suas vidas é fundamental para que as comunidades continuem vivas e animadas.

O encerramento da formação permanente aconteceu na catedral Santa Teresa com a Celebração do Jubileu da Esperança e envio missionário dos animadores e animadoras de setor, a referida celebração foi presidia por Dom Altevir que em sua homilia destacou o papel essencial desses agentes de pastoral, chamando-os de “pérolas da evangelização”, valorizando e destacando a importância dessas lideranças para a construção do Reino de Deus na Prelazia.

Com esse encontro, a Prelazia de Tefé reforça seu compromisso com a formação contínua de seus animadores, reconhecendo neles a força viva que mantém acesa a fé nas comunidades mais distantes. Ser animador e animadora de setor, como lembrou Dom Altevir, “é um exercício profundo de humanidade e serviço ao Reino de Deus”.

Texto: PASCOM Prelazia de Tefé
Imagens: Arquivos pessoais

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS