Dados Históricos
Tefé que é a sede da Prelazia, está localizada na margem direita do Lago de Tefé, foi fundada entre 1686 e 1688 pelo Jesuíta austríaco Pe. Samuel Fritz. É uma das cidades mais antigas do Estado do Amazonas; distante de Manaus 516Km em linha reta e 663Km por via fluvial, encontra-se em Pleno Coração da Amazônia.
No dia 23 de maio de 1910, por Decreto Consitorial de S. Pio X, a Paróquia de Tefé torna-se sede da Prefeitura Apostólica. No dia 16 de agosto de 1910, o Santo Padre nomeia Mons. Alfredo Michael Barrat Prefeito Apostólico, entrando em Tefé no dia 06 de novembro do mesmo ano.
No dia 11 de maio de 1950, por Constituição Apostólica, o Papa Pio XII eleva a Prefeitura Apostólica de Tefé a Prelazia ‘Nullius’. No dia 26 de abril de 1952, o Papa Pio XII nomeia Mons. Joaquim de Lange Prelado ‘Nullius’ de Tefé, tendo sido sagrado no dia 06 de julho de 1952.
Dados Gerais
A Prelazia de Tefé tem uma superfície de 264.677 Km2 e uma população estimada em 237.782 habitantes.
Compreende 10 Municípios do interior do Amazonas: Itamarati, Carauari, Juruá, Jutaí, Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Maraã, Japurá e Tefé. Estes municípios estão situados à margem dos rios Juruá, Solimões e Japurá, fazendo parte ainda dois importantes Rios, Tefé e Jutaí.
A Prelazia é formada por 14 Paróquias e duas Áreas Missionárias, com cerca de 415 Comunidades Rurais e 44 urbanas.
Bispos da Prelazia de Tefé
O Papa Pio XII nomeou-o em 19 de julho de 1946 como Prefeito Apostólico de Tefé. Após a elevação da prefeitura à prelatura territorial, foi nomeado seu administrador apostólico em 4 de setembro de 1950. Em 18 de abril de 1952, Pio XII o nomeou como prelado de Tefé.
Recebeu a ordenação episcopal através do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Jaime de Barros Câmara CSSp, em 6 de julho do mesmo ano. Os co-consagradores principais foram Dom Alberto Gaudêncio Ramos, Arcebispo de Manaus, e Dom Mário de Miranda Vilas-Boas, Arcebispo de Belém do Pará.
Dom Joaquim dedicou-se não apenas à evangelização, com a criação de paróquias, como também aderiu ao Movimento de Educação de Base, com as escolas radiofônicas e um programa de educação a distância. Como bispo também apoiou a formação de sindicatos e cooperativas por todo o território da Prelazia. Investiu na formação de leigos.
Presidiu a Sociedade de Obras Sociais e Educacionais da Prelazia de Tefé e o MEB local. Seu Lema: “ITER PARA TUTUM (PREPARA UM CAMINHO SEGURO)”.
Seu lema episcopal: “VIM PARA SERVIR”.
Em 15 de dezembro de 1982, sucedeu a Dom Joaquim de Lange à frente da Prelazia. Após vinte anos, renunciou ao múnus episcopal por atingir o limite etário. Sucedeu-lhe o prelado coadjutor, Sérgio Eduardo Castriani.
Ele esteve à frente da Prelazia de Tefé, durante 20 anos, com trabalho voltado para o fortalecimento das CEBs; grupos de reflexão da Palavra de Deus; formação de lideranças; e vários outros ministérios, principalmente no interior. Diante de muitas dificuldades, pediu ao Papa João Paulo II a nomeação de novo Bispo, o que
aconteceu no dia 27 de maio de 1998, com a nomeação de padre Sérgio Eduardo Castriani.
Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 9 de agosto de 1998, na cidade de Tefé; seu lema episcopal: “HABITOU ENTRE NÓS” (João 1,14).
Dom Sérgio fez grande esforço na criação e animação de Comunidades, empenho para ter um clero local, da região, apoio à conservação do meio ambiente e educação ambiental, uma liturgia viva e atuante, uma Igreja que caminhe com seus próprios pés nas suas estruturas de participação e no financiamento de suas atividades.
No dia 12 de dezembro de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus.
O primeiro Bispo não Espiritano que esteve à frente da Prelazia de Tefé; seu lema episcopal: SERVUS CHRISTI MISSIONI (Servo de Cristo na Missão).
Sua ordenação Episcopal aconteceu dia 28 de agosto de 2014 em Fortaleza. Durante seu pastoreio a frente da Prelazia, Dom Fernando apoio do clero, leigos e do povo em geral, ele deu continuidade ao trabalho de evangelização, iniciado por seus antecessores e seguindo as orientações do Papa Francisco.
No dia 09 de junho de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo de Palmares/PE.
5º bispo da Prelazia de Tefé, foi nomeado em 09 de março de 2022 pelo Papa Francisco, bispo prelado de Tefé, e tomou posse no dia 01 de maio de 2022.
Seu lema episcopal é “AUDITE, DISCITE ET NUNTIARE CUM GAUDIUM, ET SPES ET CARITATE” (“Escuta, aprende e anuncia com alegria, esperança e caridade”).