O encontro reuniu lideranças de diversas paróquias e áreas missionárias da Prelazia, promoveu formação, fortaleceu a missão junto às pessoas idosas e definiu a nova coordenação para o próximo quadriênio.

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Prelazia de Tefé realizou, entre os dias 19 e 21 de junho de 2026, a IV Assembleia Prelatícia, reunindo cerca de 40 líderes e agentes pastorais de paróquias e áreas missionárias. O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, formação, partilha de experiências e fortalecimento da missão junto às pessoas idosas.

Participaram representantes das Paróquias: São José – Jutaí, Nossa Senhora de Guadalupe – Fonte Boa, Divino Espírito Santo – Uarini, Nossa Senhora Aparecida – Japurá e Imaculada Conceição – Maraã, além da Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia – Tefé, da Área Missionária São Francisco – Tamanicuá e das Paróquias de Tefé: Santa Teresa, Bom Jesus, Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A assembleia contou com a assessoria de Ceci Tomás, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Norte 1 da CNBB, e de Lila Albuquerque, presidenta do Conselho Estadual do Idoso. Também participaram o padre Mellon Atama, vigário-geral da Prelazia de Tefé e pároco da Catedral Santa Teresa, e o Dr. Klaus Queiroz, representante da OAB de Tefé.

Ao longo dos três dias de programação, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre os direitos da pessoa idosa, os cuidados necessários para a promoção da qualidade de vida e o compromisso evangelizador da Igreja junto a essa parcela da população. A assembleia também promoveu um curso de capacitação de multiplicadores, que terão a missão de formar novos líderes e fortalecer a atuação da Pastoral nas comunidades da Prelazia.

Um dos momentos mais significativos do encontro foi a participação de Dom José Altevir, que apresentou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, motivando os agentes a seguirem firmes na missão de acompanhar, cuidar e valorizar a vida das pessoas idosas. Em sua reflexão, o bispo destacou a importância da Pastoral da Pessoa Idosa como expressão concreta da presença evangelizadora da Igreja junto aos mais vulneráveis.
A assembleia também foi marcada pela eleição da nova coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa da Prelazia de Tefé para o próximo quadriênio. As três pessoas mais votadas foram:
- Marilda Cavalcante;
- Assunta Castro;
- Maria Mercês.
O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa na Catedral Santa Teresa, presidida por Dom José Altevir. Durante a celebração, o bispo realizou o envio missionário dos agentes e da nova equipe de coordenação, confiando-lhes a missão de fortalecer ainda mais a presença da Pastoral da Pessoa Idosa nas comunidades da Prelazia de Tefé.

Ao final, a coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa agradeceu a todos os participantes, colaboradores e apoiadores que contribuíram para a realização da IV Assembleia Prelatícia, reafirmando o compromisso de continuar promovendo o cuidado, a dignidade e a valorização da pessoa idosa, em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja.
Nadir e Marilda
Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)
Prelazia de Tefé – AM
Junho de 2026