/
/
Pastoral da Pessoa Idosa da Prelazia de Tefé elege nova coordenação durante IV Assembleia Prelatícia

Notícias

Pastoral da Pessoa Idosa da Prelazia de Tefé elege nova coordenação durante IV Assembleia Prelatícia

Encontro reuniu lideranças de diversos municípios da Prelazia, promoveu formação, fortaleceu a missão junto às pessoas idosas e definiu a nova coordenação para o próximo quadriênio.

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Prelazia de Tefé realizou, entre os dias 19 e 21 de junho de 2026, a IV Assembleia Prelatícia, reunindo cerca de 40 líderes e agentes pastorais de paróquias, comunidades e áreas missionárias. O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, formação, partilha de experiências e fortalecimento da missão junto às pessoas idosas.

Participaram representantes dos municípios de Jutaí, Fonte Boa, Uarini, Japurá e Maraã, além da Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia, da Área Missionária de Tamanicuá e das paróquias Santa Teresa, Bom Jesus, Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Tefé.

A assembleia contou com a assessoria de Ceci Tomás, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Norte 1 da CNBB, e de Lila Albuquerque, presidenta do Conselho Estadual do Idoso. Também participaram o padre Mellon Atama, vigário-geral da Prelazia de Tefé e pároco da Catedral Santa Teresa, e o Dr. Klaus Queiroz, representante da OAB de Tefé.

Ao longo dos três dias de programação, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre os direitos da pessoa idosa, os cuidados necessários para a promoção da qualidade de vida e o compromisso evangelizador da Igreja junto a essa parcela da população. A assembleia também promoveu um curso de capacitação de multiplicadores, que terão a missão de formar novos líderes e fortalecer a atuação da Pastoral nas comunidades da Prelazia.

Um dos momentos mais significativos do encontro foi a participação de Dom José Altevir, que apresentou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, motivando os agentes a seguirem firmes na missão de acompanhar, cuidar e valorizar a vida das pessoas idosas. Em sua reflexão, o bispo destacou a importância da Pastoral da Pessoa Idosa como expressão concreta da presença evangelizadora da Igreja junto aos mais vulneráveis.

A assembleia também foi marcada pela eleição da nova coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa da Prelazia de Tefé para o próximo quadriênio. As três pessoas mais votadas foram:

  • Marilda Cavalcante;
  • Assunta Castro;
  • Maria Mercês.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa na Catedral Santa Teresa, presidida por Dom José Altevir. Durante a celebração, o bispo realizou o envio missionário dos agentes e da nova equipe de coordenação, confiando-lhes a missão de fortalecer ainda mais a presença da Pastoral da Pessoa Idosa nas comunidades da Prelazia de Tefé.

Ao final, a coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa agradeceu a todos os participantes, colaboradores e apoiadores que contribuíram para a realização da IV Assembleia Prelatícia, reafirmando o compromisso de continuar promovendo o cuidado, a dignidade e a valorização da pessoa idosa, em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja.

Nadir e Marilda
Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)
Prelazia de Tefé – AM
Junho de 2026

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS