Do dia 28 novembro a 02 de dezembro estiveram na Prelazia de Tefé a Irmã Neli Armas e Irmã Catherine Elisabeth, ambas são membros do Conselho Geral da Congregação Romana de São Domingos.
O objetivo da visita foi conhecer e acompanhar um pouco como está sendo a missão das Irmãs e da Leiga Missionária que estão a serviço na Área Missionária São Francisco em Tamanicuá, através do Projeto Inter Congregacional que iniciou na Prelazia, no mês de abril deste ano de 2024.
Chegando em Tefé na manhã do dia 28, seguiram no mesmo dia para Tamanicuá. Na manhã do dia seguinte, foram conhecer a Comunidade do Romão, que tem como Padroeira Nossa Senhora Aparecida, e é coordenada por Dona Rita há 32 anos, ela que anima e motiva a vivência da comunidade. Na oportunidade, as Irmãs viram como sobrevive a comunidade, através da agricultura. Como a comunidade partilha tudo aquilo que é necessário para sobreviver; o peixe, a farinha e principalmente a Palavra de Deus através da vivência da comunidade. “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum”. (At 2, 44)
No dia 30, visitaram a Comunidade São José do Batalha, que é coordenada pelo senhor Cláudio. Neste dia, as Irmãs conheceram um pouco a forma como caminha e como acontece o serviço de Evangelização na pequena Comunidade São José.
Para Irmã Neli Armas, sendo esta a primeira vez que vem na Amazônia, ver todo este mundo imenso de água, de terra e de pessoas que têm uma vivência tão rica, a deixa muito comovida com a simplicidade a profundidade com a qual as pessoas estão ligadas à esta terra. Diz ainda que o encontro com as pessoas, sua maneira de viver, sua alegria e sua relação com a terra, a faz perceber que existe uma unidade que lhe chama a atenção e que lhe fala muito.
Após tantas partilhas revigorantes e bonitas vivências, no dia 01 de dezembro as irmãs retornaram à Tefé, seguindo para Manaus no dia 02. Levando em suas bagagens muitas aprendizagens e também um novo modo de ver a missão. Vendo e sentindo como é ser e fazer Igreja no coração da Amazônia.
A Área Missionária São Francisco em Tamanicuá atualmente é administrada pela leiga Ramilda Lima e conta com a ajuda do Projeto Inter Congregacional, através das Irmãs: Arta e Terezinha e a leiga missionária Lucy. Desde a chegada das missionárias religiosas e a leiga, a área tem impulsionado ainda mais na missão, e fortalecendo a cada dia o sentido de que somos uma Igreja Profética e Missionária no coração da Amazônia, com a ajuda de todas e todos leigas e leigos que colocam-se à disposição da missão.