ANO DE 1058
No dia 14 de janeiro de 1958 chegaram os Missionários Espiritanos: Pe. JOSÉ e Pe. GODOFREDO. Literalmente com um remo em uma mão e a Bíblia na outra, pois o barco que trazia os mesmos quebrou nas proximidades daqui e um ribeirinho os trouxe de canoa. Na época este lugar era conhecido (chamavam) como Santos Dumont. Descreve um missionário: Um sítio na capoeira, um barracão decaído, os moradores desconfiados e as crianças desnutridas por falta de assistência, os mesmos pobres, mas boa gente, tendo um número de quatro famílias residentes aqui. Voltaram no dia 16 de janeiro para ficar em Santos Dumont. Desembarcam no mesmo dia a bagagem.
Encontram um barracão abandonado e muito deteriorado. Este seria por enquanto vossa moradia. Tirando umas paredes de dentro, deu uma capela provisória. Desde a primeira noite recitavam lá o terço com os vizinhos e ensaiavam os hinos. Nunca faltou assistência na missa de manhã. Seis filhos de dois vizinhos ajudavam na missa. No primeiro Domingo tinha oito comungantes, no segundo sete. No domingo sexagésimo comungaram vinte pessoas. Por causa da festa de São Sebastião, foram em 18 de janeiro para Walterbury. (…) oito horas acima de Santos Dumont. Lá fizeram o primeiro batizado.
Fins de Junho. Com seis meses, o sítio Santos Dumont estava diferente. A capela provisória estava quase pronta. Um bom pedaço da capoeira foi cultivado – chegaram novos moradores que fizeram novas barracas.
Em 23 de agosto de 1959 foi inaugurada a primeira escola desse lugar chamada CASA DE AULA e tinham 42 alunos matriculados, pois antes as aulas eram ministradas pelos os padres em um quarto de um barracão, sendo para eles prioridade a educação escolar daquele povo que tanto sofria por não conhecerem seus direitos e deveres.
ANO DE 1959
Durante o mês de abril, Pe. José fez a desobriga no Xeruã, pela primeira vez. O padre visitou os índios da primeira maloca. Eles eram muito maltratados pelos comerciantes. Por ser muito mais longe não visitou a outra maloca. Padre José batizou vinte oito índios.
Nos dias 28-29-30 de Abril foi festejado pela primeira vez a festa do padroeiro, São Benedito.
Domingo, dia 9 de novembro, foi celebrada a primeira missa (cantada) na capela nova (provisória). Também foi benzida (pedimos licença superior) a imagem do padroeiro, São Benedito. A notícia havia corrido longe, assim que de longe chegaram os paroquianos para assistir esta solenidade. A capela de São Benedito tem muito cômodo e encheu naquele dia.
Em 01 de outubro o Sr. João Dantas abriu a primeira casa de comércio, pois foi constatado que após dois anos da chegada dos Padres houve um grande avanço no desenvolvimento do lugar.
Em abril de 1961 a sede da paróquia Santos Dumont ficou sede do novo município e mudou de nome, retornando a seu antigo nome de Itamarati.
Em 9 de novembro, atracou no porto a lancha que levou mil tijolos para a Igreja nova que ia ser construída.
ANO DE 1962
1º de janeiro, a assistência na missa de noite era regular. A “cidade” estava bem calma porque as festas eram proibidas até a chegada do delegado de polícia.
Fevereiro. Dia 12 começou a escola noturna de Alfabetização dos adultos, muito importante para uma cidadezinha que estava num começo de desenvolvimento como Itamarati.
26 de fevereiro, padre Jaime iniciou as aulas de religião. Por enquanto tem 108 alunos contra 3 professoras, e o número de alunos iam aumentando.
Maio. Dia 01 começou a “peregrinação” da imagem de Nossa Senhora pelas ruas da cidade. No primeiro dia faltaram quase todos os homens e rapazes. Mas na missa de São José, patrão dos operários tinha muitos deles.
Dia 24 iniciaram-se as aulas de religião na escola noturna para as mulheres.
A partir desse ano, passou-se a festa do padroeiro para 15 de setembro. Foram três noites com novena e pregação em preparação da festa, que por sua vez também ficou um tanto simples. Falta de padres, material e energia. Mas mesmo assim a procissão parecia um comício, de tanta gente que tinha. Depois da procissão houve um leilão sem dinheiro e pouco para arrematar, mas, sempre deu um lucro de 32 contos. Como contrapeso tinha as poucas comunhões na missa da manhã e a festa dançante de noite.
ANO DE 1963
Junho. Dia 7 pela terceira vez na história de Itamarati o avião pousou no estirão em frente da cidade. Trouxe o Sr., Bispo para visitar a mais nova paróquia da Prelazia. Tanto ele como o pessoal ficaram bastante satisfeitos. Ele porque pode encontrar o lugar em tanto melhorado desde a sua visita última de novembro 1961.
A razão verdadeira da visita do bispo ficou clara de noite, quando disse que vinha especialmente para buscar o Pe. Godofredo afim de tratar-se. Apesar do Pe. Godofredo não gostar do assunto resolveu de ir esta vez para tratar-se em Manaus.
Setembro. Dia 15 o Pe. Godofredo está rasgando ruas novas na cidade para fazer mais lugar para moradia. Diz ele que será a última coisa, que fará para a formação da sede. O resto ficará para o prefeito novo fazer.
Ano 1965
Março. Dia 15 a escola paroquial já estava funcionando com mais de 150 crianças. No começo tudo está bonito e todo mundo está animado.
ANO DE 1966
Março. Dia 16 Partiu o Pe. João para Tefé. Ficou o Irmão Luiz, que chegou especialmente para construir a Igreja, para a qual apareceu um desenho de um arquiteto, que se ofereceu em Manaus. O modelo é o mais simples possível, o que agrada mais para a situação litúrgica, local e financeira.
Abril. A nomeação do segundo Vigário de Itamarati na pessoa do Sr. Padre Jaime Appelmar CSSP. O Sr. Bispo fez a instalação no meio de uma numerosa assistência. Participou também o povo da nomeação do Irmão Luiz CSSP, como auxiliar e cooperador nesta paróquia.
10 de novembro. Os primeiros queijos feitos do leite do nosso gado saíram ás mil maravilhas, nem na Holanda, pode-se encontrar de melhor qualidade. Grande admiração, porque o queijo regional é geralmente de uma qualidade inferior.
15 de novembro. Dia das eleições, dia no qual ninguém se lembra de religião ou igreja. Apesar de todo mundo já estar enganado muitos anos pelos mesmos candidatos, ainda deram para ter paixão política e queriam por força que todos só votassem nos seus candidatos.
ANO DE 1967
25 de outubro. Na Holanda o padre Jaime arranjou dinheiro para comprar um pequeno trator de duas rodas marca”Agria” vem equipado de arado, frese, bomba de água, lamina para remover terra e segadeira de capim. Em Manaus ele comprou uma carroça para o trator, como também uma máquina de beneficiamento de arroz, um debulhador de milho e uma engenhoca para moer cana.
De Tefé já chegou um engenho que será puxado a boi.
Também virá da Holanda a tão desejada máquina de luz que dará para iluminar as ruas do lugar de formas que as noites não estarão tão tristes.
O Irmão Luis está trabalhando nos alicerces da Igreja, que segundo a grande admiração do pessoal são tão largos que é um estrago dos tijolos e cimento, ainda não compreendam que a largura das paredes não vai ficar tamanho.
31 de Dezembro. Foi firmado a ideia de formar nova cooperação em Itamarati, uma vez que a cooperativa dos seringueiros ficou sem objetivo uma vez que os seringueiros ficaram obrigados a trabalhar sujeitos, a cooperativa nova será uma cooperativa mista, a qual abre caminho para todos.
ANO DE 1968
10 de Maio houve luz na casa, na escola e na igreja, de formas que já houve missa de noite e 21 de maio começou a aula noturna para os adultos.
15 de Agosto. Nos domingos a igreja sempre se enche de gente, tanto de manhã como de noite, a não ser que tenha uma festa na redondeza.
15 de Setembro. A capela todas as noites da festa estava repleta de gente e na procissão não faltava ninguém.
17 de Setembro. O Sr. Bispo foi interpelado pela gente de Itamarati sobre o “porque” da saída do Pe. Jaime e sobre o “como” ele pode ficar, a única coisa que o Sr. Bispo pode dizer era de falar com os outros padres sobre a situação de Itamarati e que era preciso vir outro para tomar conta da paróquia. Ele consentiu o Pe. Ficar até fevereiro,
ANO DE 1969
16 de Setembro. Passaram se os dias da festa de São Benedito Espiritualmente nada de sucesso. Mas em todo caso a animação era grande. Só olhando para a igreja em construção o pessoal já tinha vontade de ajudar.
22 de Setembro. Recebemos notícias de Paris do Padre Guilherme dizendo que está pronto para tomar conta da paróquia de Itamarati,
ANO DE 1970
17 de fevereiro às 4 horas da tarde chegou o novo vigário, padre Guilherme Burmanje. Acompanhado pela mocidade da volta caminhou para o centro de Itamarati onde ele encontrou Irmão Luiz e aliviou-o de sua solidão
1 de abril 90 alunos são matriculados, 2 professores: dona Nilce e dona Juracy foram nomeadas pela prefeitura; a terceira dona Raimunda é paga pela caixa da igreja. Padre Guilherme tomará conta do 4ª e 5ª ano depois da desobriga.
ANO DE 1971
CARTA DE DOM JOAQUIM, BISPO DA PRELAZIA DE TEFÉ AO POVO DE ITAMARATI
Prelazia de Tefé
Dom Joaquim de Lange, por mercê de Deus e da sé Apostólica, Bispo-Prelado de Tefé, a todos que ouvirem essa Paz no Senhor!
Considerando, que o Padre Jaime Appelman no fim do ano de 1969 foi nomeado Padre Principal dos Padres da Congregação do Espírito Santo, e que por esse motivo teve que deixar a Paróquia de Itamarati, de que era Vigário,
Considerando por outro lado, que o Padre Guilherme Burmanje já no princípio de 1970 veio tomar o lugar dele nessa paróquia,
Considerando ainda, que o povo de Itamarati quer que o Padre e o Irmão fiquem aqui, e que por sua vez Padre Guilherme como o Irmão Luiz desejam ficar nesta paróquia e com esse povo, a que querem muito bem.
Temos por bem de nomear o Sr. Padre Guilherme oficialmente como Vigário dessa Paróquia de São Benedito de Itamarati, assistido pelo Sr. Irmão Luiz para o bem dessa paróquia.
Recomendamos que haja sempre o melhor entendimento e cooperação entre o Vigário, o Irmão e o povo, para a Glória de Deus e o bem de todos.
Itamarati, 26 de Setembro de 1971
Dom Joaquim de Lange, Bispo. Prelado de Tefé.
ANO DE 1972
25 de março chegou 2 monitores de MEB para fazer levantamento sobre o analfabetismo. Em Itamarati eles encontraram na faixa de 12 até 45 anos de idade, 111 analfabetos. Decidiram fundar dois cursos de Mobral com monitores, Dona Cotinha Maia e Sr. Dico Pereira.
ANO DE 1975
Entretanto a paróquia de Itamarati cresce em idade. 14 de janeiro de 1975 ela teria 17 anos de existência. Neste tempo foi conduzida pelos padres Godofredo, José, Jaime e Guilherme e pelo irmão Luiz.
16 de maio 1975 – O Senhor Bispo celebrou a missa em ação de graças. Depois da missa ele benzeu o relógio da igreja que agora foi montado na torre que o irmão construiu.
ANO DE 1981
Em 20 de janeiro do ano de 1981 no Rio Juruá na praia do manariam, morre Pe. Guilherme Burmanje, Missionário Espiritano, vítima de afogamento, o mesmo servia na Paróquia São Benedito, Município de Itamarati. Vindo de Tefé de volta para a sua paróquia junto com as estudantes que vinham de férias, o barco bateu num banco de areia e quando o mesmo saiu para desencalhá-lo com muito custo consegui, porém como as águas eram profundas e o mesmo não sabia nadar e se afogou e seu corpo não foi encontrado.
Ano 1983
28/06/1983- Às 14 horas chegou o Dom Mário, Pe. João e Alda com um rebocador. Esta é a primeira visita de Dom Mário a Itamarati.
Nesta visita, Dom Mário, nomeou PE. BONIFÁCIO URBANEK para o ofício de PÁROCO da Paróquia de S. Benedito de Itamarati.
Ano 1999
No dia 21 de fevereiro chegaram a Itamarati, depois de uma viagem de 50 horas no barco Tupã, da paróquia de Carauari, Dom Sérgio Eduardo Castriani, pela primeira vez em visita pastoral à paróquia.
Agosto de 99 – No final do mês, D. Sérgio passou uma semana na sede da paróquia.
Natal de 99 – Dom Sérgio mais uma vez visitou a paróquia, onde passou uma semana. As celebrações foram bem animadas e tiveram uma participação razoável.
No dia 14 de junho (2000) Dom Sérgio chegou a Eirunepé acompanhado do Pe. Matias Schaefer, Missionário da Sagrada Família que doravante se tornou o administrador paroquial da paróquia de São Benedito de Itamarati. Sendo ajudado pelos seus confrades que com ele residirão em Carauari.
Assim escreve dom Sérgio: A chegada dos Missionários da Sagrada Família é fonte de esperança para esta parte da Prelazia de Tefé tão distante e de tão difícil acesso. Confiamos no seu trabalho e acreditamos que o Espírito Santo que colocou no coração dos missionários o desejo de vir para a Amazônia os guiarão dando-lhes coragem, ânimo e criatividade no cuidado pastoral desta querida paróquia de Itamarati. Dom Sérgio Eduardo Castriani, Itamarati 23/06/2000.
ANO de 2002
A Semana Santa teve a presença dos missionários, em Itamarati, para realização das diversas celebrações. Merece destaque a encenação da Paixão e Morte de Nosso Senhor, com a participação do Pe. Pedro e de diversos jovens, adultos, homens e mulheres.
Em novembro de 2002, o Pe. Euclides fez a primeira visita a Itamarati.No ano de 2002 iniciou-se uma longa reforma na Igreja Matriz de São Benedito. Fez-se uma reforma geral, mantendo apenas as paredes externas.
Em dezembro de 2002, D. Sérgio fez a visita pastoral e crisma na Paróquia (cidade).
ANO DE 2003
Para 2003 os missionários da sagrada família passaram a ficar permanente em Itamarati. Por isso no final de janeiro ficou o Pe. Pedro Léo, de abril a junho o Pe. Vanderlei Souza e de julho a dezembro o Pe. Euclides Paulus.
No dia 08 de dezembro, o Pe. Euclides inaugurou a nova igreja da comunidade Conceição do Raimundo, dedicada a Nossa Senhora Imaculada Conceição.
ANO DE 2004
E no domingo, 25 de janeiro, fez a reinauguração da Igreja Matriz de São Benedito a qual durante dois anos passou por uma ampla reforma, e foram construídas duas torres.
ANO DE 2005
Em janeiro e fevereiro de 2005, D. Sérgio esteve em visita pastoral à Paróquia São Benedito (interior e cidade). Foram momentos de bênção e de grande alegria a esta paróquia.
No dia 11 de abril, eu Pe. Pedro cheguou a estas terras para assumir a Paróquia São Benedito por um ano.
No dia 13 de maio foi inaugurada a gruta de Nossa Senhora de Fátima na Rua 13 de Maio, aqui de Itamarati. A gruta foi construída pela Prefeitura do município e entregue aos cuidados da paróquia.
Chegaram em Itamarati, de deslizador, o Ir. Lauri e o Adriano. A data da chegada foi num domingo, dia 19 de junho de 2005.
ANO DE 2006
No dia 23 de março de 2006, o Pe. Inácio Dalla Nora chegou em Itamarati para assumir como pároco da paróquia São Benedito. Ir. Lauri de Cesare veio em sua companhia para assumir com agente de pastoral.
No dia 26 de março o Pe. Inácio Dalla Nora tomou posse como pároco da paróquia São Benedito.
ANO DE 2008
No dia 08 de fevereiro de 2008, chegou na Paróquia São Benedito, o Pe. Pedro Almeida da Silva, msf, recém ordenado, sendo esta a paróquia o seu primeiro desejo missionário.
Dia 16 de novembro de 2008- O Bispo, Dom Sergio, celebrou a Santa Missa, noite, foi feita a celebração do crisma dos onze jovens.
ANO DE 2009
30 de agosto de 2009- A inauguração da igrejinha da comunidade são Braz, aconteceu no domingo com a celebração da eucaristia, já realizada na nova capela construída sob os cuidados do Ir. Lauri. A capela ficou muito bem feita e espaçosa.
ANO DE 2010
Dia 25 de julho 2010- Dom Mário visita a Paróquia São Benedito. Na ocasião conversou com as lideranças, fez anotações sobre a história da paróquia, seu surgimento. Bem como viviam os primeiros padres que aqui chegaram.
12 de outubro de 2010- Neste dia das crianças e de N. Sra. Aparecida, inauguramos a capela da comunidade, abençoando o local de oração das pessoas deste lugar.
ANO DE 2011
Em visita as comunidades, mas um aspecto animador são a catequese no interior, especialmente no Igarapé dona Nenê. Muitos jovens e adultos estão buscando conhecer a Palavra de Deus. Isso tudo é graças ao líder da comunidade, o Sr. Bené, o qual não mede esforços em ir atrás das coisas. Embora seja analfabeto, tem um grande carisma que encanta as pessoas da comunidade.
18 de agosto de 2011- Neste dia se deu iniciou do Curso Bíblico coordenado pelo Pe. Francisco Carnauba msf, que veio do Rio de Janeiro.
ANO DE 2012
08 de janeiro de 2012- A comunidade São Benedito celebrou na missa da noite, o envio do Ir. Lauri, depois de uma permanência de sete anos no Amazonas.
Fonte: Arquivos da Paróquia