A Paróquia Divino Espirito Santo de Uarini/AM é uma das quatorze paróquias da Prelazia de Tefé. Está situada no médio Solimões (Amazonas) uma população com estimada de 13.276 habitantes. Foi fundada em 1969 pelo então bispo Prelado Dom Joaquim de Lange. O primeiro pároco, Padre Francisco, permaneceu até 1983. Depois foi assistida por padres missionários não residentes e missionários leigos do Projeto missionário Norte 1- Sul 1 da CNBB. Somente em 2011 veio assumir a paróquia Padre Sidiomar Patrício Nunes, amazonense, diocesano incardinado, ficando como pároco até junho de 2016, sendo sucedido pelo Pe. José Joaquim Rodrigues Barbosa, também amazonense e diocesano incardinado na Prelazia de Tefé, e ficou como administrador da Paróquia até fevereiro de 2022. Com a saíde de Padre José Joaquim, Pe. Basílio assume como novo administrador da Paróquia, permanecendo até o ano de 2023. Com as mudanças feitas pelo atual bipo, Dom José Altevir, a Prelazia passou por uma reconfiguração no cenário de párocos que estavam a frente das paróquias. Chegaram novas congregações, e uma dessas foi a Sociedade de São Patrício. Com a necessidade de um trabalho urgente e eficaz, a Paróquia passou a ficar soba responsabilidade desta Congregação, mandando para lá Padre João, que assumiu como pároco e Padre Limo que está como Vigário.
A paróquia convive com duas realidades diferentes: a Pastoral Rural Ribeirinha e a Pastoral Urbana. Na pastoral rural, ao longo dos rios, lagos e igarapés, atende-se 32 comunidades, agrupadas em quatro setores. Na zona urbana, recentemente, fundou-se outras comunidades além da Matriz, atendendo a área periférica da cidade, A necessidade de fundar outras comunidades nasceu do próprio povo, que se reúne toda semana em determinada casa para realizar o Ajuri da Palavra de Deus. A partir desta base, as pessoas sentiram a necessidade de ter sua Igreja (templo) e ter a celebração da Santa Missa.
A fundação das demais comunidades e a construção das Igrejas nasceram também devido ao crescimento da cidade e da predominância de denominações religiosas de cunho neopentecostal na cidade. São dezenas de denominações que chegam à zona urbana ẹ também na zona rural. Por outro lado, percebe-se que as comunidades, pessoas resistem, e mantém-se fieis à sua identidade católica, conservando a unidade.
Há mais de cem anos é realizado por fiéis e devotos. Pe. Francisco Baselmann e Vicente Ferrero (Espiritanos), deram grande contribuição na formação e evangelização desde o início da Paróquia, bem como outros padres que ajudaram no desenvolvimento da Paróquia.