De 21 a 23 de fevereiro, aconteceu uma formação litúrgica no Centro de Formação Irmão Falco, e contou com a assessoria da Irmã Graça Rodrigues da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre. Trazendo temas como: Leitura Orante, Ano Litúrgico, Vocação Batismal, Ministérios e Serviços na vida da Igreja. Irmã Graça abordou a importância de as comunidades viverem bem e de forma consciente a liturgia no seu dia a dia, destacando o que significa de fato a liturgia.
A mesma, sentiu-se grata por partilhar essa formação, conforme partilhou em sua fala: “Foi uma alegria ouvir dos participantes ressonâncias significativas de ter conhecimento do Ano Litúrgico como caminho pedagógico e espiritual para vivenciar e celebrar o Mistério Pascal de Jesus, e nos comprometer com uma Igreja Sinodal”.
A formação proporcionou um aprofundamento no conhecimento e na vivência da beleza litúrgica da Igreja, e aguçou o desejo de conhecer ainda mais, através da busca por conhecimento, para melhor viver celebrar e servir o Reino de Deus.
A formação contou com a presença dos cristãos leigos e leigas da Paróquia Bom Jesus, Paróquia Santo Antônio, Paróquia Santa Teresa, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Paróquia São Joaquim – Alvarães. Estes que atuam diretamente na liturgia de suas diversas comunidades, assim podendo agregar ainda mais conhecimentos, podendo partilhar deste com os demais agentes nas suas respectivas paróquias.
Também se fizeram presente, Pe. Basílio, Pe. Anderson, Pe. João Bonifácio e Pe. Marcos Martins, que enriqueceram ainda mais a formação a partir de suas experiências e conhecimentos. Grande alegria foi a presença da Irmã Aparecida (Missionárias de Jesus Crucificado), Irmã Creuza e Irmã Beatriz (Sacramentinas de Nossa Senhora). Assim como os jovens seminaristas do Centro Vocacional São Paulo Apóstolo, que também marcaram presença.
Acreditamos que a formação é a base em todo processo de crescimento, amadurecimento e desenvolvimento no aspecto pastoral de nossas comunidades, assim, cremos que todos e todas saíram renovados e mais animados para servir à comunidade, agradecendo pela oportunidade de crescimento espiritual e litúrgico.
No caminho da formação no Plano de Pastoral da Prelazia, a quarta pista refere-se a necessidade de fomentar a liturgia para o fortalecimento da vida em comunidade.
“A liturgia, em si, não é apenas oração espontânea, mas algo cada vez mais original: é um ato que fundamenta toda a experiência cristã e, por conseguinte, também a oração. É acontecimento, é evento, é presença, é um encontro com Cristo.” (Papa Francisco)
Redação: Aparecida Severo – Articulação da Formação na Prelazia