“CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS, SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO”
Neste domingo, dia 24 de novembro (dia de Cristo Rei do Universo e dia dos Cristãos Leigos e Leigas), encerrou a 1ª Assembleia do Conselho de Leigos e Leigas da Prelazia de Tefé, que iniciou na sexta-feira, dia 22, no Centro Pastoral Irmão Falco, em Tefé. Esta que teve como tema norteador “Leigos e Leigas, Sal da Terra e Luz do Mundo: alargando o espaço da sua tenda”, e a passagem bíblica iluminadora “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 10,21).
Com a participação de representantes dos leigos e leigas das 5 regiões pastorais da Prelazia, esse foi um momento de partilha, oração, reflexão e construção, onde foi possível sonhar novos horizontes para o Conselho de Leigos e Leigas da Prelazia de Tefé.
Com a assessoria de Daniel Seidel, secretário geral da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, que fez a análise de conjuntura eclesial e social, os participantes puderam refletir sobre os desafios e mudanças ocasionadas pela atuação dos leigos e leigas, através das suas ações realizadas que buscam uma transformação da sociedade, com base no Documento 105, que orienta a atuação dos Cristãos Leigos e Leigas na caminhada da Igreja no Brasil. Trazendo uma análise da realidade através de três chaves de leitura: guerras geográficas, mudanças climáticas – eventos extremos e democracia ameaçada. O mesmo destaca a necessidade dos cristãos leigos e leigas enfrentarem as ameaças de morte que encurralam cada vez mais a sociedade, e só poderá ser feito isso através da mobilização, da organização e reação contra essas ações, conforme destacou e sua fala: “É essa disputa de horizonte que temos pela frente. Por isso que o trabalho com o Laicato precisa ser um trabalho rasgado, que enfrente as questões de frente, porque isso está em muitas de nossas pastorais e movimentos eclesiais”.
A assembleia contou também com a assessoria do Francisco Meireles, atua presidente do CNLB no Regional Norte 1. O mesmo apresentou orientações para a construção do Plano de Ação do Laicato na Prelazia de Tefé. Este documento que terá como base o Plano de Ação Pastoral da Prelazia de Tefé e Documento 105 da CNBB, ajudará no processo da caminhada de fortalecimento do CNLB na Prelazia de Tefé.
Na manhã do dia 24, foi realizada a eleição para a escolha da nova presidência do Conselho de Leigos e Leigas da Prelazia, sendo reconduzido o Antônio Nascimento como coordenador e Aparecida Severo (Cida) como vice, Sandro Regatiere como secretário e Francisca Colares (Marinelsa) como vice, Wildson Ferreira e Hosana Oliveira como tesoureiros.
Em sua mensagem para o encerramento desta primeira assembleia dos leigos e leigas, da Prelazia, que aconteceu com a Missa de envio, Dom Altevir destacou que “cada dia que passa, vem percebendo sinais visíveis do agir de Deus em nossa Igreja Local, através dos Cristãos Leigas e Leigos”, dando ênfase na importância da atuação dos Cristãos leigo e leigas para a concretização da evangelização na Prelazia. E dizendo o quanto é simbólico a realização de uma assembleia que reuniu um número tão expressivo de lideranças, e que celebram neste dia dos Cristãos Leigo e Leigas no Brasil o encerramento deste momento tão bonito.