Jovens participam da primeira Convivência Vocacional realizada na Prelazia de Tefé, que busca animar e motivar os jovens para a vocação sacerdotal, conforme é orientado no Plano de Pastoral da Prelazia de Tefé.
De 06 a 10 de janeiro aconteceu a I Convivência Vocacional de 2025 no Centro Vocacional São Paulo, com a presença de jovens das Paróquias: Nossa Senhora de Guadalupe – Fonte Boa, São Joaquim – Alvarães, Santa Tereza – Tefé , Divino Espírito Santo-Missão e Área Missionária São Francisco – Tamanicuá.
A convivência foi coordenada pelo Padre Ademar Henriques, coordenador da Casa de Formação, e teve o auxílio do seminarista Luiz Vinício. A convivência teve como objetivo fazer com que os jovens além de conhecer o processo de formação para se tornar padre diocesano, possam despertar ainda mais o desejo no coração de ser um sacerdote. O trabalho de despertar as vocações na Prelazia de Tefé é uma das pistas de ações propostas no Caminho Vocacional do Plano de Pastoral da Prelazia.
Devido as distâncias, o grupo foi dividido em dois: grupo I: Tamanicuá e Fonte Boa, e grupo II: Alvarães e Tefé, com o intuito de usar uma metodologia para facilitar a integração entre o grupo. Ao longo dos dias os jovens dedicaram-se a conhecer a casa de formação – Centro Vocacional São Paulo Apóstolo. A dinâmica da convivência ajudou no processo de adaptação dos jovens para que pudessem seguir o funcionamento da casa, conforme a programação, principalmente os momentos de orações, refeições e recreação.
As temáticas trabalhadas nas palestras foram sobre vocação sacerdotal e a espiritualidade do padre diocesano. Além das palestras, houve momentos para partilha em grupo. No último dia aconteceu a celebração de encerramento da convivência com a presidência de Dom Altevir, bispo da Prelazia, que falou sobre o seguimento a Jesus Cristo, presente nos Evangelhos e os tipos de chamados, seja “vêm e segue-me” seja “onde moras”, ambos são chamados para alertar que de alguma forma o Mestre os convida a estar ligado a Ele. Ao final foram apresentados os três jovens que foram convidados a fazerem parte desse processo formativo no Centro Vocacional em 2025, como internos.
A convivência foi concluída com a certeza que o Caminho Vocacional, ajudando os jovens a discernir e acolher o convite para ser um padre diocesano, fazendo a opção do seguimento de Cristo através da vocação sacerdotal.
E seguindo este propósito de cada vez mais animar e motivar a juventude para este chamado, já há a data da próxima CONVIVÊNCIA VOCACIONAL, marcada para 14 a 18 de julho de 2025. Você que desejar participar, já pode entrar em contato.
São Paulo Apóstolo, rogai por nós!
Redação:
Padre Ademar Henriques – Coordenador da Casa de Formação Centro Vocacional São Paulo Apóstolo.