Assim, a Igreja reforça sua posição profética em defesa da Casa Comum e dos povos e comunidades da Amazônia
Por: Henrique Cavalheiro – Comunicação do CPP
A “Carta do povo de Deus na Amazônia para todos os brasileiros: Apelo pela Vida, pela Casa Comum e contra o PL da Devastação”, aprovada por aclamação durante a VI Assembleia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Prelazia de Tefé, ganhou nova força nesta semana. O documento, que denuncia os riscos do Projeto de Lei 2.159/2021, conhecido como PL da Devastação, e que pode ser votado a qualquer momento na Câmara dos Deputados em Brasília, foi endossado por 39 bispos da Igreja Católica em todo o Brasil, que assinaram a carta como sinal de compromisso profético em defesa da Casa Comum.
Entre os signatários estão Dom José Altevir, bispo da Prelazia de Tefé; Cardeal Dom Leonardo Steiner, presidente do CIMI; Dom Zenildo Lima, bispo referencial das CEBs do Regional Norte 1; e Dom Vicente Ferreira, presidente da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB. Também assinam bispos atuantes na Amazônia Legal, no Nordeste, no Centro-Oeste e no Sul e Sudeste do país. A diversidade geográfica dos apoiadores expressa a unidade da Igreja na defesa do meio ambiente, da justiça social e dos direitos dos povos originários e comunidades tradicionais.
A carta denuncia que o PL 2.159/2021 representa um grave retrocesso socioambiental, ao permitir o autolicenciamento por parte de empresas, eliminar a exigência de consulta a povos indígenas e comunidades tradicionais, e enfraquecer os órgãos de fiscalização ambiental. “É um projeto de morte alimentado por um capitalismo selvagem que destrói tudo”, alertou Dom José Altevir durante a Assembleia.
Carta é entregue no Congresso Nacional por representantes do CPP
Na tarde desta terça-feira (15 de julho), representantes do Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) estiveram na Câmara dos Deputados, em Brasília, para entregar oficialmente a carta a parlamentares. A entrega ocorreu no contexto da coletiva de imprensa convocada pela Frente Parlamentar Ambientalista, que reuniu deputados, lideranças indígenas e organizações da sociedade civil.
O PL da Devastação está atualmente sob responsabilidade do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pode ser votado a qualquer momento. A carta do Povo de Deus na Amazônia conclama todos os parlamentares e cidadãos para que escutem o apelo que “ecoa do meio da mata, do rio, do coração de gente que vive em harmonia com a natureza”.
Leia a carta da íntegra: