A Prelazia de Tefé, em comunhão com toda a Igreja no mundo, realiza a abertura do Jubileu da Esperança.
Neste dia 29 de dezembro de 2024, conforme pedido pelo Santo Padre, o Papa Francisco, aconteceu a abertura do ano Jubilar nas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do mundo inteiro, e será encerrado 28 de dezembro de 2025.
Na Prelazia de Tefé, foi um momento marcante, devido a peculiaridade geográfica que se tem na região, cada paróquia situada fora de Tefé, realizou em sua sede a abertura da porta da igreja matriz. Orientados pela carta de Dom Altevir, os padres seguiram a programação da abertura: explicando aos fiéis o que é o Ano Jubilar e como será vivido na Prelazia.
O Ano Jubilar que é celebrado a cada 25 anos, é a ocasião de festejar o Mistério da Encarnação, ou seja, a presença divina de Cristo no mundo. E este Ano Jubilar tem como lema: “Peregrinos de Esperança”, onde o Papa propõe a reflexão sobre a possível transformação da sociedade, com o olhar a partir do Evangelho, através da prática da fé e da esperança de cada cristão, “sendo peregrinos de Esperança”. A celebração de abertura da “Porta Santa”, simboliza a entrada em um caminho de salvação e santidade, que será percorrido durante este ano de 2025.
Na Catedral de Santa Teresa, a celebração reuniu os fiéis das quatro paróquias que estão situadas em Tefé. As caravanas concentraram-se na praça da Catedral, onde puderam ouvir as reflexões sobre a importância deste ano, conforme Dom Altevir nos convida a refletir em sua carta: “Em nossa Prelazia somos todos convidados a viver com profundidade este Ano Jubilar. Fortalecer o compromisso em defesa da vida de todos os seres vivos e de alimentar a esperança do pobre! O pobre vive de esperança. Para muitas pessoas, especialmente as mais vulneráveis, a esperança é: fonte de motivação, elemento de resiliência, conexão com a fé, fator de união, inspiração na mudança”.
A celebração foi presidida por Dom Altevir, e em sua homilia refletiu sobre a importância do Jubileu na vida de cada Cristão. “Este evento é histórico, e oferece a cada cristão um privilégio para o perdão dos pecados e as dívidas com o Deus da vida. O Jubileu traz uma esperança para todas as famílias que sofrem as mais diversas ameaças. Por isso, cada um e cada uma deve acreditar, para que se concretize este sonho de esperança. Assim, sejamos todos PEREGRINOS “DE” ESPERANÇA, PARA SERMOS PEREGRINOS “DA” ESPERANÇA”.
Abaixo seguem registros de algumas paróquias:
Área Missionária São Sebastião
Paróquia N. Sra. de Guadalupe – Fonte Boa
Paróquia São Joaquim – Alvarães
Paróquia Divino E. Santo – Uarini
Paróquia N. Sra. Aparecida – Japurá
Redação: PASCOM – Prelazia de Tefé