No dia 28 de setembro, no Centro de Treinamento Irmão Falco, realizou-se o Jubileu das Catequistas e dos Catequistas da Região 01 da Prelazia de Tefé, com a participação da Paróquia São Joaquim de Alvarães. O encontro reuniu cerca de cem pessoas, entre catequistas veteranos e novatos.
Formação e Espiritualidade
A programação foi marcada por momentos formativos e espirituais, ressaltando a missão do catequista. O dia iniciou-se com a oração do Ofício Divino, seguida de uma formação conduzida pela Irmã Beatriz, das Irmãs Sacramentinas, sobre a Leitura Orante da Bíblia e o Ofício Divino, com ênfase na espiritualidade catequética.
Em seguida, o catequista Raimundo Medeiros, da Paróquia Bom Jesus, refletiu sobre as virtudes teologais, destacando a Esperança, tema do Jubileu 2025, como graça de Deus e dom do Espírito Santo.
A Vocação do Catequista
No período da tarde, o secretário da equipe prelatícia de catequese, Sandro Augusto, falou sobre a vocação do catequista como Peregrino da Esperança e animador da fé nas comunidades. Logo após, o vice coordenador da equipe catequética da Prelazia, Raimundo Nonato, destacou a missão do catequista como servidor da comunidade e educador da fé.
Animação e Celebração
A animação do encontro ficou a cargo dos próprios catequistas, sob coordenação de Tereza Gonzaga, membra da equipe de catequese da Prelazia.
Ao final da tarde, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pela equipe da Renovação Carismática Católica e pelo Frei Marcos Orlando, da Paróquia Santo Antônio.
Celebração Jubilar
Em seguida, em procissão, os catequistas seguiram até a Catedral de Santa Teresa d’Ávila, onde participaram da Celebração Jubilar, presidida por Dom José Altevir, bispo da Prelazia de Tefé.
Durante a missa, doze catequistas receberam o Ministério do Catequista, em um gesto de reconhecimento e envio missionário. Os novos ministros pertencem às paróquias: Santa Teresa d’Ávila, Bom Jesus, Santo Antônio de Pádua, Divino Espírito Santo – Missão, São Joaquim – Alvarães e Área Missionária Nossa Senhora da Amazônia
Um marco de Fé e Compromisso
Para a coordenadora da equipe catequética da Prelazia, Marly Maia, o Jubileu foi um verdadeiro marco de fé e compromisso:
“Esta celebração do Jubileu da Esperança foi um momento de graça e renovação do compromisso com nossa missão. Ser catequista nas comunidades é fazer surgir novos cristãos e cristãs para o serviço da evangelização. O catequista é o primeiro missionário na vida das famílias, seja na preparação para o batismo, seja na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Da catequese brotam as vocações para as pastorais, serviços e ministérios na Igreja. Todos nós um dia tivemos uma catequista que nos acompanhou na fé.”
Texto: Sandro Augusto Regatiere