“Mesmo com o passar dos anos, as pessoas idosas continuam a enriquecer nossas comunidades com suas contribuições”
No dia 21 de junho, o Centro Pastoral Irmão Falco foi o local de um encontro significativo de muita espiritualidade e formação para os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa atuantes nas paróquias situadas em Tefé. A atividade, assessorada pela Irmã Ana Paula da congregação das Sacramentinas de Nossa Senhora, teve como tema: “Ainda na velhice darão frutos” (Sl 92,15), com o objetivo de fortalecer a missão e vocação dos líderes, além de promover a dignidade da pessoa idosa.
Espiritualidade e Formação
Durante o encontro, os líderes refletiram sobre os três pilares fundamentais da pastoral: a Palavra de Deus, a visita domiciliar e a reunião mensal, vivendo uma profunda reflexão sobre estes pilares através de um retiro pessoal, onde cada um de forma orante foi conduzido a ver como está sua atuação na pastoral, e qual a diferença que fazem na vida da pessoa idosa que encontram diariamente no seu fazer pastoral. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a origem da pastoral e aprender a utilizar o aplicativo SIGPPI, uma ferramenta digital que auxilia no acompanhamento da pessoa idosa, e que exigem um amplo conhecimento para que este possa de fato trazer resultados efetivos no trabalho desta pastoral.
Fortalecendo a Missão
O dia foi marcado por momentos de espiritualidade que fortaleceram a missão e vocação dos líderes, renovando seu compromisso com a dignidade da pessoa idosa. Os líderes celebraram as pequenas conquistas alcançadas e reafirmaram sua meta de promover vida, dignidade e esperança a todas as pessoas idosas, sendo este sinal de esperança na vida de cada um e cada uma.
Revisitar o teu chamado
“Quando se sentir desanimado, com vontade de desistir, busque sempre revisitar o teu chamado e lembrar por qual motivo cada um e cada uma aceitou esta missão”, assim Irmã Ana Paula reflete com os agentes sobre os momentos que se encontram desanimados no percurso da missão.
O encontro foi encerrado com gratidão pela formação recebida e pela rica partilha de vida e conhecimento. Como disse o Papa João Paulo II, “Que cada comunidade acompanhe, com uma compreensão amorosa, todos os que envelhecem.” Essa é a missão da Pastoral da Pessoa Idosa, e esse encontro foi um passo importante para fortalecer essa missão.
Fonte
Texto: Irmã Ana Paula
Fotos: PASCOM