/
/
20° Domingo do Tempo Comum

20° Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Jo 6, 51-58

Quem come deste Pão viverá para sempre

Hoje, é o XX domingo do Tempo Comum, a liturgia nos convida a continuar refletindo sobre o discurso do pão da vida, apresentado no quarto Evangelho. “Eu sou o pão da vida que desceu do céu” (Jo 6, 51). A palavra de Deus é capaz de mudar os corações, através dos ensinamentos de Jesus. Quantas lições de amor, de entrega, nos oferece o capítulo seis de João, ali Jesus se dá como pão que alimenta e que promete a vida. Quem dele comer viverá! Sabemos que para nos alimentar, para comer, precisamos ter fome. Como iremos entender ser cristãos, se perdermos a fome de Deus? Fome de nos aproximarmos Dele, fome de conhecê-lo, de permanecer em sua presença, fome de fazer sua vontade. Fome de simplicidade. A primeira leitura, diz que a Sabedoria construiu uma casa, e enviou mensageiras dizendo: quem for simples, venha a mim. E aos ignorantes, envia o convite para comer do seu pão e beber do seu vinho. E recomenda: deixai a ingenuidade, poder ter vida plena.

Devemos nos imbuirmos de entendimento, para que possamos compreender bem qual é a vontade do Senhor, como nos é recomendado na segunda leitura (carta de São Paulo aos Efésios). A discussão das autoridades judaicas, no evangelho de hoje, era justamente por falta do entendimento, por falta da compreensão. Pois eles chegavam a perguntar: como Ele pode dar a sua carne para comer? E Jesus dizia: se não comer a minha carne e não beber o meu sangue, não tereis vida em vós. Porém, quem fizer a experiência encontro com a pessoa de Jesus Cristo, este viverá para sempre! Quem comungar de suas lutas, de suas ideias, de suas causas. Quem fizer de Jesus o seu alimento, jamais perecerá. Sua vida ficará cheia de sentido! Para termos vida em nós, é preciso nos alimentar de Jesus, nos nutrir de seus anseios por vida plena para todos, interiorizar o jeito simples e comprometido de viver, curando as feridas, libertando o ser humano, cuidando dos sofredores e excluídos. Amando os pobres!

Que a eucaristia que recebemos neste dia, possa nos fortalecer no compromisso como os outros, com a natureza, com nossa casa comum. Pois quem come deste pão viverá para sempre! Que a eucaristia, transforme nossa vida, numa vida eucarística. Amém!

 

+ José Altevir da Silva, CSSp

Prelazia de Tefé – AM

18/08/2024

Compartilhar: