Coordenadora: Juliana de Souza Martins
Rua Getúlio Vargas, 167
69.470-000 TEFÉ/AM
Fone/Fax: (97) 98403-3614
e-mail: [email protected]
Natureza
“À luz da fé, as realidades que marcam o nosso povo são consideradas novos aerópagos, ou seja, para onde a atenção evangelizadora se deve voltar” (DGAE, n. 191). A motivação para criar um plano de Pastoral de Comunicação da Prelazia de Tefé é que a Igreja e a Evangelização não podem ficar à margem dos Meios de Comunicação. Principalmente nesta época de grandes avanços tecnológicos, a Igreja “não pode deixar de se servir dos meios de comunicação… É servindo-se deles que a Igreja apregoa sobre terraços a mensagem de que é depositária… Graças a eles consegue falar às multidões” (EN, n. 45).
A comunicação deverá ser feita em todos os níveis de uma maneira simples, concreta, dinâmica e com a participação dos padres, religiosos(as), leigos(as) engajados(as), além de profissionais que se colocam à disposição para colaborar.
A cidade de Tefé tem três emissoras de Rádio: Rádio educação Rural de Tefé, Rádio FM 101,7 (Rádio Mel FM) e Rádio Alternativa FM. Quanto às emissoras de televisão, existem apenas retransmissoras, entre as quais também a Rede Vida de Televisão – Canal 2. Nas demais cidades existem algumas emissoras de Rádio e as retransmissoras de televisão.
Missão
Elaborar um Plano geral de Pastoral de Comunicação, considerando as sugestões das Pastorais e Paróquias; assessorar e apoiar pequenos projetos específicos de comunicação junto às Pastorais e Paróquias; criar e aproveitar os espaços existentes nos meios de comunicação para a Evangelização; formar agentes de comunicação para trabalhar nas bases, envolvendo todas as pastorais, movimentos e paróquias; estudar os documentos da Igreja sobre a Comunicação Social e os Meios de Comunicação; reunir com os articuladores e coordenadores das pastorais e paróquias; formar uma Equipe de Assessoria de Comunicação; capacitar os membros da equipe com cursos, encontros, oficinas, palestras sobre comunicação e seus meios, etc.; fornecer às pastorais e paróquias, materiais de comunicação, como: cd’s, programas de rádio gravados, entre outros subsídios; incentivar e divulgar as ações das pastorais, movimentos, paróquias, comunidades que estejam dentro do projeto do Brasil na Missão continental; incentivar para que se estabeleça responsáveis pela comunicação nas paróquias, pastorais e movimentos.