Neste sábado, 07 de junho de 2025, Dom Altevir continuou sua Visita Pastoral à Paróquia São Benedito, com uma agenda intensa e diversificada.
Participação no Programa de Rádio
Pela manhã, Dom Altevir e o Pe. Aniceto participaram do Programa do Jerso Amâncio, na Rádio Ótima. Em quase duas horas de participação em uma agradável conversa, ambos os religiosos responderam aos questionamentos do apresentador e dos ouvintes, abordando temas como a Visita Pastoral, a permanência de religiosos em áreas missionárias, a conscientização ambiental, a espiritualidade madura, a formação de adultos na fé e o impacto da fé no bem-estar das pessoas. Refletiram sobre como a saúde da alma conduz a uma boa saúde mental, especialmente em tempos marcados pela pressa, pela escuta escassa ao próximo e por relações muitas vezes isoladas ou refugiadas nas redes sociais. Foi também abordada a questão da descrença crescente em segmentos da população, com base nos dados recentes do IBGE, que apontam aumento no número de pessoas que se declaram ateias e o crescimento significativo do número de evangélicos no Amazonas — fenômeno que tem gerado impactos diretos também em Itamarati.
Reunião com Ministros Extraordinários
No horário da tarde, Dom Altevir almoçou na casa de uma família de coordenadores de pastorais e, e logo em seguida participou da reunião com os Ministros Extraordinários da Eucaristia, da Palavra e do Batismo. Dirigindo-se a cada ministério específico, Dom Altevir destacou as características próprias de cada serviço e como todos apontam para o Cristo: o Cristo próximo ou distante, o Cristo necessitado da Palavra e de Deus — o Cristo que precisa ser visitado e servido no pobre, e que também é servidor ao escolher seus ministros. Em suas palavras: > “A Igreja precisa estar próxima do povo, conhecendo suas necessidades e realidades. A Visita Pastoral permite enxergar com mais profundidade os desafios locais e fortalecer aqueles que servem com amor e fidelidade.” Nos gestos de cada irmão que serve, é o próprio Cristo quem atua, escolhe e capacita seus discípulos. Nesse contexto, Dom Altevir destacou a importância da interação com a Coordenação Prelatícia, por meio de reuniões e formações, presenciais ou on-line, considerando os desafios geográficos da região. Como tem ocorrido ao longo da Visita Pastoral, Dom Altevir ouviu com atenção e carinho as demandas dos ministros, desde os mais jovens aos mais experientes. Recebeu, da coordenadora dos ministérios, um relatório detalhado sobre a atuação pastoral na Paróquia São Benedito.
Encontro com crianças e adolescentes
Seguindo as atividades, Dom Altevir teve um encontro com aproximadamente 30 crianças e adolescentes da Comunidade São Francisco. O momento foi marcado por formação e promoção vocacional. Com dedicação de pastor, apresentou-lhes Jesus Cristo — do mistério da Anunciação ao Cristo que, em Pentecostes, envia o Espírito Santo, não nos deixando órfãos. As crianças ouviram atentamente o nosso bispo, num encontro que expressou ternura e revelou a proximidade do divino com o humano, na singeleza de tantas infâncias. Cumpriu-se ali o mandato: “Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus” (Mt 19,14). Entre momentos de escuta e ensinamentos, Dom Altevir, com sensibilidade pedagógica, falou sobre vocações e explicou as diferenças entre os ofícios de padre e bispo, suas funções, trajes e paramentos. Entre silêncios e euforias, as crianças acompanharam esse importante momento em suas vidas.
Santa Missa e reunião com comunitários
Ao final do encontro, Dom Altevir presidiu a Santa Missa da Vigília de Pentecostes na mesma comunidade, e, em seguida, reuniu-se com os comunitários.
Encerramento do dia
As atividades do dia foram encerradas por volta das 22 horas, após um jantar com alguns leigos e leigas. Na ocasião, a Paróquias de São benedito, acolheu também o Ir. Lauri, que, juntamente com dois leigos, chegou à cidade para buscar Dom Altevir e, a partir de segunda-feira, iniciar a Visita Pastoral nas comunidades do interior da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Carauari.
Texto e imagem: Dom Altevir, CSSp – Bispo da Prelazia de Tefé