Irmãos e irmãs, o evangelho de hoje diz que, quando Jesus está partindo num caminho, um homem chega até ele e faz uma pergunta: “O Que devo fazer para herdar a vida eterna?” O evangelho não diz precisamente quando ou onde isso acontece. Nem sequer nos diz o nome do homem. Por quê? Porque esse homem pode ser qualquer um de nós. A pergunta que este jovem faz hoje também é a nossa: “o que devo fazer para herdar a vida eterna?” Quem não quer ir para o céu? Todos queremos ir para o céu, mas como chegamos lá?
A resposta de Jesus para este jovem é direta. Guarde os mandamentos! Se quiser ir para o céu, guarde os mandamentos. É bem simples.
O evangelho diz que quando o homem ouviu isso, ele disse a Jesus que ele tinha tentado guardar os mandamentos, mas ele ainda estava sentindo algo faltando em sua vida. Às vezes, isto também acontece na vida da gente. Sentimos um grande vazio dentro de nós, e este vazio sempre aponta a algo que está faltando em nossa vida.
Será que falta algo na sua vida neste momento? Você já tentou fazer as coisas certas, mas ainda há um certo nível de vazio em seu coração? O que teria causado este vazio? Talvez o senhor esteja convidando você a prestar atenção a algo em sua vida. A história de hoje diz que Jesus olha para o homem com amor e lhe diz: “você está faltando em uma coisa. Vende o que tem, dá aos pobres e vem atrás de mim.” O homem olha para Jesus; Jesus olha para ele e há um silêncio. As escrituras dizem que o homem foi embora triste. Este homem tinha uma vida moral, mas havia algo que o segurava. Ele estava tão apegado à sua riqueza. Ele estava possuído pelos seus bens. A sua riqueza prendeu-o. A riqueza deste mundo tornou-se um grande obstáculo na vida espiritual deste jovem.
Hoje, devemos nos perguntar: qual é o obstáculo que se interpõe entre mim e o reino de Deus? O que é aquela coisa na minha vida que estou tão apegado, ou viciado, que vai contra os valores do evangelho? Talvez quando Jesus olha para nós, como ele fez com aquele jovem, ele enxergue várias coisas que possam nos prevenir de experimentar o reino de Deus. Talvez não seja o dinheiro ou a riqueza, mas alguns outros vícios: álcool, droga, lazer, pornografia, mentira, traição etc. Talvez seja luxúria ou arrogância; talvez seja inveja; talvez seja raiva e falta de perdão. Devemos nos perguntar: o que está tentando me tirar do reino de Deus? A menos que identifiquemos esse obstáculo e façamos o nosso melhor para superá-lo, continuaremos a sentir um profundo vazio em nossas vidas. A questão é: estou disposto a superar esse obstáculo que está destruindo minha relação com Deus, ou (como o jovem da história de hoje), também vou embora triste, sem fazer nada?
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Pe. Vitalis Francys – Pároco da Paróquia Imaculada Conceição/Maraã
13/10/2024