/
/
21° Domingo do TC – A quem iremos Senhor?

21° Domingo do TC – A quem iremos Senhor?

Evangelho de Jo 6, 51-58

O evangelho de hoje mostra Jesus em Cafarnaum, cercado por multidões que presenciaram muitos milagres, e queriam enaltecer Jesus. Ele corria o risco de ser levado pela fama e não completar a obra iniciada: o Projeto do Pai. Multidões queriam fazer Dele um rei potente. Mas Jesus continuou firme e coerente à vontade Daquele que lhe enviou. Sabemos que ao longo da história da Igreja, pessoas que pareciam colunas imperecíveis, acabaram caindo na tentação do sucesso. Ainda hoje podemos nos deparar com esta realidade dentro da Igreja. No tempo de Jesus, por motivos semelhantes, muitos deixaram de seguir-Lo. Foram muitos que O abandoaram. Os discípulos também não estavam isentos desta atitude. Ao perceberem como Jesus enfrentava as multidões, para poder permanecer fiel ao Projeto do Pai, os discípulos perguntaram a Jesus: quem vai aguentar estas palavras duras? Eles também ainda não tinham entendido a proposta do Reino.  Jesus percebendo seus pensamentos, perguntou: vocês também querem ir embora? Pedro respondeu: a quem iremos Senhor, só Tu tens palavra de vida eterna.

Aplicando a Palavra de Deus nossa vida, nos dias de hoje: como Pedro, sabemos que Jesus nos fala de uma forma que toca nosso coração, nossos sentimentos. Seu jeito de falar ultrapassa o sentido humano; Ele nos fala de maneira certa, na hora certa. Por isso precisamos estar sintonizados com Ele. O quê de fato, sua vida precisa ouvir de Jesus, para poder ser vivida a partir Dele? Em aspectos sua família, sua comunidade, mudar pra viverem em verdadeira sintonia com o Mestre?

Mesmo meio a tantas s dificuldade na caminhada, como Pedro teve, mas devemos tomar a decisão, assim como Pedro, para renovar nosso compromisso e manifestar que estamos em Jesus e que queremos seguir com Ele. Este seguimento se dá maneira comunitária e não de forma intimista. Quando através da oração, da ação, do testemunho, apresentamos a Jesus, irmãos nossos, que se encontram à margem do caminho, em situação de pobreza, miséria, porque lhes foram furtados o direito de viver com dignidade. E quando da mesma forma, na oração e na ação, lutamos pela defesa destes direitos. Jesus veio salvar todas as pessoas, e a pessoa toda. Para isto precisamos permanecer com Jesus Cristo. E nossa permanência Nele se dá, através do verdadeiro amor ao Filho de Deus. Pedro amava Jesus Cristo, por isso permaneceu com Ele. Aonde iremos Senhor, só tu tens palavra de vida eterna.

 

+ José Altevir da Silva, CSSp

Prelazia de Tefé-AM

25/08/2024

Compartilhar: