O Conselho de Leigas e Leigos da Prelazia de Tefé se prepara para realizar sua primeira Assembleia formativa e eletiva, e acontecerá de 22 a 24 de novembro de 2024 no Centro Pastoral Irmão Falco, e refletirá sobre o tema: “Leigos e Leigas, Sal da Terra e Luz do mundo: Alargando sua tenda no coração desta Amazônia”, e lema: “Como Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 10,21).
Um encontro de muita alegria que reunirá leigos e leigas de toda a Prelazia de Tefé, reanimando o esperançar de tantas e tantos missionárias e missionários que vivem e fazem o Reino de Deus acontecer neste rincão da Amazônia. Para o atual coordenador do Conselho de Leigos na Prelazia, Antônio Nascimento, “esta assembleia proporcionará um momento especial de fortalecimento, vivência e partilha na caminhada de cada irmão e irmã”.
Na Assembleia, terá o estudo do Documento 105 da CNBB, que será trabalhado nas Paróquias e Áreas Missionárias da Prelazia. O Documento 105, Sal da Terra e Luz do Mundo, é um Guia essencial que orienta a caminhada das Leigas e Leigos do Brasil, com o objetivo de colocar em prática suas diretrizes e inovações, visando aprimorar nossos serviços em direção ao Reino definitivo.
A primeira Assembleia do Conselho de Leigas e Leigos de nossa Prelazia, terá a assessoria de: Daniel Seidel, atual secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, Francisco Meireles, atual coordenador do Conselho de Leigas e Leigos no Regional Norte 1, e contará ainda com a assessoria da Coordenação de Pastoral da Prelazia.
Dom Altevir destaca que “esta assembleia é um fato histórico, numa Prelazia que sempre priorizou a formação de leigas e leigos, preparando lideranças para assumirem a missão de ser luz do mundo e sal da terra, meio aos enormes desafios nos processos de evangelização em nossa Amazônia. Com esta assembleia do Conselho de Leigas e Leigos, queremos também expressar a comunhão e a sinodalidade, com o objetivo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, que é articular o laicato em conselhos regionais, diocesanos (prelatícios) e locais. Criando e apoiando mecanismos de formação e capacitação. Por isso esta assembleia, além de ser eletiva, se destaca a dimensão Formativa. Pois o Conselho de Leigas e Leigos da Prelazia de Tefé, quer ajudar o laicato a descobrir cada vez mais sua identidade, vocação, espiritualidade e missão. Tudo isto contemplado no Plano de Pastoral de nossa querida Prelazia”.